Tuesday, June 21, 2005

Um RF incomoda muita gente, dois RF's incomodam muito mais...

Eu nunca deletei esse meu blog por um simples motivo. Tenho compulsão pela escrita. Não escolhi ser jornalista à toa. Adoro escrever. Quase tudo que vejo no meu cotidiano dá vontade de escrever. Seja poesia, seja uma música, seja uma crônica, seja uma reportagem...enfim, eu amo escrever. E por isso resolvi voltar a postar aqui.

Falando em escrever, hoje um cara ligou lá pro jornal reclamando, dizendo que o Robério Braga estava devendo R$ 2.000,00 pra ele, que é um artista de rua. Infelizmente, o cidadão não tinha prova alguma, nenhum documento sequer, nada. Era só a palavra dele. E ficaria a palavra dele contra a palavra do Governo, numa briga de Davi e Golias. Isso me lembrou, claro, guardadas as devidas (e bem devidas) proporções, o caso do Roberto Jefferson. Mais um cara que acusa usando somente as palavras como se fosse detentor de uma credibilidade jamais vista no cenário político brasileiro.

Não estou aqui querendo julgar se o que ele fala é verdade ou não. Senão estaria usando da mesma artimanha que ele usou, que é falar algo sem provar absolutamente nada. Vale lembrar que ele estava na posição de acusado (também sem provas concretas, vale ressaltar) e, intimidado, resolveu partir para a ofensiva, revertendo o jogo (ou pelo menos tentando).

O que eu vejo nessa história toda é como o nosso cenário político anda nojento. Vejo deputados que até um dia desse estavam no PT e hoje colocam o partido como o maior ninho de cobras da face da terra (vide posicionamento da Dep. Federal Luciana Genro e outros do mesmo grupo “radical”). Vejo os destronados do poder, PFL e PSDB, tentando a todo custo desgastar a imagem do PT já visando 2006. E vejo um PT abalado pelas denúncias, sem saber absorver essas questões talvez por falta de experiência administrativa em larga escala.

Mas vocês devem estar estranhando eu falar de política num blog como esse, tão voltado para as “relações humanas”. A grande questão é que nossa vida, nosso circulo de relações, também está rodeado de “Robertos Jéffersons”. Quantos e quantos são aqueles que tentam nos destruir com acusações sem prova alguma, com boatos, com “conversinhas à boca pequena”, com mentiras tantas vezes ditas que eles mesmos teimam em acreditar? Muitos. Quantos são os “PSDB’s e PFL’s” que nos cercam, tentando nos desgastar e nos colocar pra baixo, enfraquecendo-nos paras as batalhas da vida? Certamente, não poucos. E quantas vezes não nos sentimos como um PT hoje em dia? O alvo de todas as acusações, o bonzinho que de repente é pintado de monstro? Várias. Só que para esses casos da nossa vida não existe CPI. A gente é que tem que fazer nossas próprias investigações internas, buscar conhecer tudo aquilo que está a nossa volta. Precisamos ir em busca das evidencias, sem comissões, sem parlamento, sem nada...somente com a nossa vontade e força interior!

Mas que às vezes dá raiva da vida ser tão parecida com o congresso nacional...ah, isso dá sim!