Wednesday, July 20, 2005

O dom de ser amigo

“Visite seus amigos. A grama cresce mais rápido por caminhos não percorridos”.
(Provérbio Chinês)


“Você fez parte da vida da Anne”. Foi com esta frase que a tia Glória me recebeu no casamento da filha dela, a Anne Caroline, minha grande amiga da época do Dom Bosco. Alguém a quem eu chamava de irmã quando estudávamos juntos.


Nessa mesma hora me veio um flashback de tanta coisa que eu vivi com a Anne. Sem desmerecer ninguém e nenhuma amizade posterior, mas foi a amizade mais pura e sincera que eu tive em toda a minha vida. Era um apoio incondicional, uma vida dividida, decepções vividas lado a lado e alegrias compartilhadas também. Acompanhei muitos momentos da vida da Anne e ela acompanhou muitos momentos meus. Chorei muito quando ela teve que ir embora para Curitiba em 99, mas chorei duplamente de alegria quando ela chegou a Manaus no dia da minha crisma e esteve lá na cerimônia. Foi uma das melhores surpresas, se não a melhor, que eu tive na vida.

Até hoje olho para a foto que tenho com ela, que está num lugarzinho cativo no meu mural de fotos do quarto. Quando vi ela casando, no sábado, confesso que bateu uma tristeza. Não por ela estar casando, longe disso. Porque eu não tenho dúvidas de que o Marcos vai fazê-la muito feliz, porque o amor deles é muito verdadeiro. A tristeza que bateu foi ter visto que ela já estava ali casando e a gente passou um bom tempo afastado.

Só que amor é uma parada foda. Não existe distância que resista a um sentimento verdadeiro. E isso eu percebo a cada vez que encontro a Anne, que a gente conversa. Mesmo sem nos falarmos todo dia, ela é uma das pessoas que mais me entende. É alguém que, quando eu falo, parece que nunca nos afastamos. Parece que sempre estávamos ali, um ao lado do outro. Uma amizade completa. Alguém que nunca vai passar na minha vida.

Quando dei um abraço na Anne, na festa de casamento, falei pra ela que estava muito feliz por ela. E ela resumiu tudo numa frase. Ela disse: “Te amo, mano”. Eu também a amo, e ela sabe disso. E por amá-la, eu lamento o tempo que nós nos afastamos. Mas graças a Deus o nosso amor, de irmãos mesmo, fraterno como poucos, superou a distância.

Só que nem sempre é assim. Amizade e acomodação são duas coisas que não combinam. Por isso saibam conservar suas amizades. Mesmo a minha amizade com a Anne tendo sobrevivido ao tempo, sei que outas já foram embora e fazem uma falta danada. Cultivem suas amizades. Mas cultivem mesmo. Porque uma hora a gente percebe que a vida não é só um grande circo, um grande oba-oba. E nessas horas a gente vai sentir falta de quem realmente nos ama do jeito que somos.

**Mensagem para lembrar que hoje é o Dia do Amigo. Mas é só um dia...outros 364 iguaizinhos têm pelo ano afora em que nosso comportamento precisa ser exatamente IGUAL ao de hoje. Comemorar só um dia é muito fácil.