Thursday, November 04, 2004

A DITADURA DO APENAS

Por Dante Graça

Man, eu apenas preciso falar uma coisa pra vocês. Diante da falta do que escrever, resolvi falar de algo que me acompanha em meu cotidiano e que cada dia ganha mais e mais adeptos. A expressão “APENAS”. Quem que me conhece, ou conhece qualquer um dos meus amigos, nunca ouviu isso?
Muito já se foi discutido sobre o surgimento do APENAS como um mecanismo de ênfase nas frases. Mas não se sabe ao certo quando surgiu. Estudiosos do assunto atribuem a propagação do APENAS ao ex-Vadio (do finado
www.osvadios.blogger.com.br) Bruno Franco, vulgo Chupeta. O fato é que a expressão passou a se alastrar de forma violento entre os amigos dos Vadios no decorrer deste ano. Quando o APENAS já parecia concretizado, ele ganhou um acompanhante. O “Man”.
Expressão criada há tempos pelo “caboquês” pra substituir os clássicos “Cara, bicho, velho e afins”, o Man, utilizado junto ao APENAS, traz uma conotação ainda mais enfática. Geralmente, o Man vem antes do APENAS no começo da frase, e depois do APENAS ao final da frase. Vamos usar a primeira fase deste post como exemplo e criar uma situação hipótetica:

- Man, eu apenas preciso falar uma coisa pra vocês: o Pirata apenas assumiu que é metrossexual! APENAS, MAN!

Entederam o espírito da coisa? Pois é! O Pirata em questão é o Paulo Motta (
www.fotolog.net/paulomao), usado como exemplo por ser um dos caras que mais utiliza a expressão APENAS nas suas frases. Levantamentos comprovam que, em mensagens de celular, ele chega a escrever APENAS quatro vzs, sendo que a mensagem não chega a ter dez palavras. É apenas um exagero, apenas man!
O fato é que a cada dia o APENAS vai ganhando mais adeptos. Dos Vadios e “Vadios Honorários”, a expressão foi ganhando corpo pelo mundo virtual afora e já é utilizada por vários internautas de vários núcleos diferentes, como Thiago Franco (/el_cabron) Nelginha Brock (/advogatinhazinha) e Vanessa Souza (/vanexxinha), apenas para citar alguns.
O APENAS está reinando soberano. Será o “APENAS”, como expressão de ênfase, a mais nova vedete da língua portuguesa? Apenas aguardemos, apenas man!!