Monday, December 20, 2004

O Natal Ideal

Queria pedir desculpas pela falta de atualização. Preguiça é algo que domina qualquer ser humano. E foi o que aconteceu comigo. Tinha até um outro tema para abordar, mas como já estamos perto do Natal, vou aproveitar pra falar um pouco sobre essa data, que é muito importante, porém também é muito intrigante. Pelo menos na minha visão, o Natal, ultimamente, tem combinado muito com hipocrisia.
Vejo muita gente ao meu redor que veste a carapuça do espírito solidário no Natal. Que ajuda a recolher alimentos, doações, vai à missa, enfim...Toma atitudes consideradas exemplares pela sociedade. Mas o problema é que essas atitudes acabam se concentrando apenas no Natal. Quando passa o dia 25, volta o espírito mesquinho, a cultura de olhar para o próprio umbigo e nada mais, a língua afiada para falar mal dos outros, coisas desse gabarito. O que me parece é que o Natal se torna, para esse tipo de gente, a data ideal para mostrar que tem um resto de ser humano dentro de cada um, mas suficiente para perdurar por apenas um dia por ano.
Eu dou muito mais valor às pessoas autênticas. Eu não acho nada valioso, nada admirável, uma pessoa que passa o ano todo criticando, julgando, xingando, humilhando os outros, chegar no Natal e querer posar de santa. Querer mostrar algum resto de espírito humanitário. Forçar uma personalidade que não existe só porque é Natal, pra mim, não vale absolutamente nada. Estive até percebendo, não sei se é impressão minha, que as pessoas tem desejado menos “feliz natal” por aí. Pelo menos eu não tenho visto. Seria a hipocrisia diminuindo ou apenas mais um elemento comprobatório de que as pessoas não se importam mais com as outras? Não sei. Espero que seja, sim, um sinal de autenticidade das pessoas. De sinceridade plena.
Eu tenho meu jeito. Geralmente escrevo algum texto e mando pras pessoas que eu amo de verdade e pronto. Não que eu deseje mal pras outras pessoas. Mas são indiferentes pra mim. Podem ter ou não um feliz Natal que pouco me importa. Não é porque é Natal que eu vou dizer que espero que todo mundo seja feliz, que somente coisas boas aconteçam com todo mundo. Nem é porque é Natal que eu vou mandar e-mail pra toda minha lista com mensagens encaminhadas. Isso, na maioria das vezes, é feito por comodismo. Prefiro falar sinceramente olhando nos olhos dos meus amigos ou mandando mensagens escritas com as minhas palavras.
Com essa breve reflexão, quero lhes desejar um feliz natal sincero. Sem hipocrisia, sem falsidade, sem várias atitudes descartáveis que só servem para fortalecer o mundo cada vez pior, ao invés de configurar o tão idealizado “próspero ano novo”.